A importância do acompanhamento anual para a saúde da mulher

A falta de acompanhamento ginecológico faz com que o Brasil apresente altas taxas de mortalidade em decorrência do câncer de mama e do câncer de colo uterino, sendo que ambas são facilmente detectadas em estágios iniciais quando as pacientes mantêm os seus exames de rotina em dia.
Vale lembrar que, quando diagnosticados de forma precoce, essas doenças apresentam altas taxas de cura.
Todas as mulheres têm direito ao acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade, livre de qualquer forma de preconceito ou discriminação.
A Clínica Já está de portas abertas para avaliar o seu caso de forma individual, com descrição, respeito e qualidade que você merece, marque uma consulta e mantenha a saúde em dia.
Confira abaixo as principais razões para manter a consulta com o ginecologista em dia:
Fatores de risco:
Não existe uma causa única para o câncer de mama, e sim fatores que podem aumentar o risco da doença, como:
• Idade; após os 50 anos, as mulheres se tornam mais suscetíveis a desenvolver a doença;
• Primeira menstruação antes dos 12 anos de idade e menopausa após 55 anos;
• Primeira gravidez após os 30 anos ou não ter tido filhos;
• Fumo;
• Consumo de álcool;
• Sobrepeso ou obesidade;
• Exposição frequente a raios-X;
• Histórico familiar de câncer de mama e/ou ovário em parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) que tenham tido a doença antes dos 50 anos;
• Uso de terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se por tempo prolongado; e terapia hormonal em mulheres transexuais e travestis.
Para reduzir os riscos, adote hábitos mais saudáveis como:
• Alimentação adequada e equilibrada, priorizando alimentos in natura e minimamente processados, e evitando alimentos ultraprocessados, associada a atividade física para auxiliar no controle do peso corporal;
• Manter-se ativa no dia a dia! É importante destacar que fazer qualquer atividade física, no tempo em que puder, é melhor que não fazer nada. Atividades como organizar e limpar a casa e brincar com as crianças, por exemplo, já contribuem para se ter um vida mais ativa. Mas é importante, também, inserir atividades físicas de forma sistemática no dia a dia, realizando, pelo menos, 30 minutos de atividade física, 5 dias por semana. Você pode caminhar, dançar, pedalar, dentre outras atividades.
• Parar de fumar.
• Evitar o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.
A importância do diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. Em relação à avaliação das mamas recomenda-se:
Mulheres de 40 a 49 anos – realização do exame clínico das mamas por profissional da saúde, e realização de mamografia, somente se existir indicação da equipe de saúde.
Mulheres de 50 a 69 anos – realização do exame clínico das mamas por profissional da saúde e realização de mamografia de 2 em 2 anos, ou em intervalos menores, dependendo do resultado da mamografia anterior. Se você perceber alguma alteração na mama, procure a equipe de saúde mais próxima da sua casa.
Mulheres com elevado risco para câncer de mama (histórico familiar e/ou histórico pessoal de câncer de mama) – necessário avaliação e acompanhamento individualizado.
Para o tratamento de câncer de mama, o SUS oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. O tratamento é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.
Fique ligada!
As evidências científicas apontam que a realização de mamografias de rotina ou rastreamento (exame realizado quando não há sinais/sintomas suspeitos de câncer de mama nem história familiar que justifique a investigação) fora da faixa etária de 50 a 69 anos expõe as mulheres à radiação desnecessária e pode, ainda, levar a intervenções ou procedimentos que não trazem benefício à sua saúde. Esclareça suas dúvidas com a equipe de saúde quanto às medidas preventivas e ao acompanhamento de exames complementares e outros procedimentos necessários. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Siga-nos nas redes sociais